sábado, 4 de julho de 2009

Produtos e objetos do Portal do Professor

Título do vídeo: Histórias de um Brasil Alfabetizado

Endereço da página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ficaTecnica.thml?id=9872

O vídeo mostra como acontece a alfabetização de adultos em alguns estados do Brasil.Em Nazaré da Mata, Pernambuco, a professora fala que ela é quem vai procurar e buscar os alunos para se alfabetizarem. Eles trabalham e alguns já iniciaram o processo de alfabetização, mas desistiram.Em Belém do Pará uma senhora disse que não teve infância porque trabalhava quando criança e não podia ir para a escola. Outra disse que as pessoas com as quais convivia (marido e filho) desestimulavam-na para não se alfabetizar.Aparecem depoimentos de várias pessoas, de estados brasileiros diversificados, explicando o motivo pelo qual elas não estudaram antes. Percebe-se que essas pessoas entenderam de fato a importância do “saber ler e escrever”.

Título do áudio: Estágio Profissional

Endereço da página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1323

O áudio escutado é apresentado através de uma rádio chamada “Escola Brasil”. Inicia o programa falando sobre a importância de uma pessoa estar bem informada. Falam sobre “estágio” que pode ser um bom caminho para o jovem ingressar no mercado de trabalho e dizem que também vão entrevistar uma pessoa que vai falar sobre o assunto. Anunciam que no dia seguinte (18 de setembro) é o dia do estagiário. Cantam parabéns e fazem mais referências sobre o estágio profissional. Também lembram que como é sexta-feira, vão contar a história de uma pequena larva que está com dúvida: “ser ou não ser borboleta”. No final mencionam que o programa da rádio Escola Brasil faz parceria com a Secretaria de Educação à Distância – Ministério da Educação – Governo Federal.

A função principal da rádio é mostrar a importância do estágio profissional,como diz o próprio nome. Inclusive a história que vão contar, da pequena larva que está com dúvida de ser ou não ser borboleta, já significa que sendo borboleta ela atinge um enorme grau de evolução (tanto pela sua beleza como pela capacidade de voar) . Assim também acontece com o estagiário que se prepara para ingressar no mercado de trabalho, evoluindo como pessoa e deixando de ser um simples aprendiz.

Título da animação: Um grande sonho

Endereço da página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19248

É a história de um sonho contado por uma criança. Segundo ela, alguém que se chamava Sérgio tinha um sonho: “ser Preparador Físico”. O problema é que ele era gordo e não tinha dinheiro. Um dia, caminhando pela rua encontrou uma carteira e dentro dela tinha o documento de identidade da dona. Entregou a carteira para ela que era milionária. Falou para ela sobre seu sonho. Ela retribuiu-o pela entrega da carteira dando-lhe dinheiro. Sérgio ralou muito, estudou e realizou seu sonho.Essa história nos mostra que um gesto humanitário de ajuda ao próximo, pode retornar a nosso favor.

Nenhum comentário: