segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Comemoração dos 60 Anos do LONGO em Capão da canoa

Foi com muita alegria que recebi o convite para comemorar os 60 anos do Mercado Longo em Capão da Canoa. Como já trabalhei neste respeitado Estabelecimento Comercial, nos anos de 1974, 1975 e 1976, senti-me no direito de fazer parte das comemorações que marcaram este belíssimo evento ocorrido no dia 12 de dezembro do corrente ano, nas dependências da SACC.

Os familiares que ofereceram a festa, receberam a todos com muita atenção, deixando bem claro "a importância dos funcionários para a existência do Mercado Longo em Capão da Canoa" que tanto contribuiu para o desenvolvimento do lugar. Inclusive, para homenagear a família Longo, um vereador presente comunicou a todos que em reconhecimento pelas obras que marcaram o trabalho dessa família aqui nesta comunidade, a avenida que passa na frente do CONDADO (condomínio) receberá o nome de SALVADOR LONGO (já falecido), pai do atual dono do Mercado Longo, Senhor Batista Longo, meu expatrão.

Alguns exfuncionários falaram de como foi inesquecível trabalhar naquele ambiente onde todos se respeitavam e se ajudavam.

Senti vontade de expressar o quanto foi bom para mim trabalhar no Mercado que fez história em Capão da Canoa. Passei a mão numa das canetas que carrego na bolsa e fiz uma pequena poesia. Ela foi feita com a alma saudosa dos velhos tempos que remontam na lembrança o sonho da menina-moça que ainda não tinha passado pelas agruras da vida.

Vai minha poesia Viajando por aí. Era feliz e não sabia... Digo isto só pra ti.

Saudades daquele tempo Que marcaram o encantamento, De quem espera da vida Conviver só com pessoas queridas..

As duas estrofes acima citadas fiz agora. Lá no dia da festa, fiz as estrofes abaixo (lá mesmo).Após recitei-as na frente,para que todos soubessem o quanto foi importante para mim e também para os(as) demais funcionários(as) ali presentes trabalharmos naquele ambiente promissor (promissor de tudo:alegria,paz,respeito, bom tratamento e muita esperança).

A poesia que escrevi lá na hora é bem simplesinha. Estava sentada numa mesa cheia de gente. Elas é claro, conversavam. Então não pude concentrar-me como deveria. Mas disse o mais importante:

"Trabalhar no Mercado Longo Foi motivo de orgulho. E quem já passou por lá Não esquece desse mergulho.

As águas calmas e límpidas Que banhavam o clima de harmonia, Era o motivo mais gostoso Para trabalharmos com alegria.

A história desta família Que frutificou em Capão, Coroa na festa de hoje A alegria de seu coração.

Muitas felicidades A esta família maravilhosa Que deixará sempre saudades Com sua trajetória honrosa!