terça-feira, 19 de maio de 2009








Muitas coisinhas (clique aqui)

O link acima chamou-me atenção porque apresenta um livro que mostra a importância de convivermos com pessoas diferentes. Este livro leva o aluno (leitor) a perceber que na verdade todos somos diferentes. Esta diferença faz as pessoas entenderem que precisam ser solidárias (ajudar o próximo) e entender que o preconceito vem de idéias deturpadas que fizemos sobre o jeito de ser de alguns indivíduos . Por isto não devemos fazer pouco caso de alguém que está fora dos padrões mais comuns na sociedade, e que assim sendo podemos até sair perdendo: um(a) bom(boa) amigo(a), um(a) bom(boa) colega, alguém que pode até nos ajudar quando precisarmos e etc...


__________________________________________________________


Cantinho Virtual da Educação(clique aqui)


A utilização do BLOG como ferramenta pedagógica

Foi este texto que chamou-me atenção neste BLOG. Ele explica a importância do(a) professor(a) valer-se do blog como instrumento de aprendizagem para os alunos. Explica que o blog é um diário eletrônico que transforma o aluno em escritor, leitor e pensador, quanod bem trabalhado. E o mais importante é que o aluno aprende divertindo-se.



segunda-feira, 18 de maio de 2009







Querida Ângela, esta é uma homenagem para ti, pois quando vinhas aqui para casa (dos teus pais) com o José Carlos (teu marido) que vocês tocavam e cantavam, uma das músicas que fazia parte do repertório era a "Chalana". Por isto esta música ficou marcada para mim e para a mãe.

Aqui vai uma poesia que fiz para minha irmã em 1993 (no ano em que ela saiu do nosso convívio) para que vocês entendam melhor esta mensagem. Esta poesia foi publicada no jornal Costa do Mar, no dia 30 de julho de 1993.




GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA


A nossa sempre querida Ângela Maria













quinta-feira, 14 de maio de 2009






HORA DO CONTO NA SALA DE AULA





12 de maio de 2009



Estou responsável pela HORA DO CONTO numa turma de primeiro ano (Ensino Fundamental), com idade de 6 anos. Terça-feira (12/05/09) entrei na turma para realizar esta atividade que é para mim um momento nobre, pois os olhinhos dos alunos brilham quando chega esta hora.

Ao entrar na sala expliquei que a história que vou contar é muito bonita e tenho certeza de que eles vão gostar. Então digo pra eles o título da história: "O patinho feio". Alguns alunos falaram que já ouviram esta história, mas a maioria ainda não conhece.

Inicio a história e a medida que vou contando, vou mostrando as gravuras do livro (que por sinal são muito bonitas). Os alunos ficam atentos e passam a esperar ansiosos pelo desenrolar da mesma.

As crianças acompanharam com emoção cada sentimento que a história lhes transmitiu: tristezas, desventuras, conquistas e alegrias.

Quando acabei a história fiz as seguintes perguntas verbalmente:

1ª - Qual foi o título da história?

2ª- Qual a ordem de nascimento do patinho feio: ele foi o primeiro que nasceu, o segundo, o terceiro, o quarto ou o último?

3ª- Por que ele foi excluído pelas demais aves do terreiro?

4ª- Ele tinha amigos? Por quê?

5ª- O que ele resolveu fazer depois de sentir-se rejeitado por todos(com exceção de sua mãe)?

6ª-Depois de andar pela floresta, cansado, com fome e com muito medo o que ele fez?

7ª- No outro dia de manhã ouviu um barulho de água, correu e encontrou quem brincando na água?

8ª- Quando ele foi falar com os patos selvagens o que aconteceu?

9ª- O que aocnteceu quando chegou a primavera?

10ª-Quando um dos cisnes pediu para o patinho olhar seu reflexo na água, o que ele viu?



Finalizei a HORA DO CONTO com uma atividade de educação artística sobre a história. Distribui uma folha xerocada com o desenho de um lindo cisne nadando e pedi para eles colorirem.

Perguntaram-me quando seria a próxima HORA DO CONTO. Respondi que será daqui a duas semanas. Despedi-me deles com o coração transbordando de contentamento por ter atingido os objetivos por mim mais esperados que foram: estimular a imaginação, a criatividade, o entusiasmo e a alegria deles.




http://www.youtube.com/watch?v=Crz7fZQLUas